Histórico

A Comunidade Campina está localizada no Vale do Capão, vizinha ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, Município de Palmeiras, Bahia.

A Comunidade existe desde 1991, quando um grupo de pessoas se propôs a viver de forma mais integrada aos elementos naturais(vento, matas, solo, fogo, rios, plantas, animais, etc), iniciando a construção de uma experiência comunitária, em busca de uma melhoria na qualidade de vida.

A Comunidade se empenha no estudo e realização da Permacultura (ciência de planejamento de ambientes humanos sustentáveis) em todos os seus aspectos, quer seja, na produção orgânica de alimentos, ervas e produtos medicinais e cosméticos (sabonetes, pomadas, tinturas), bio-construções, captação de águas e uso de energia solar, utilizando as tecnologias mais apropriadas e implantando sistemas agroecológicos integrados desde 1998.

Realizamos cursos e eventos, como o Curso de Design em Permacultura (PDC) e o Saberes da Campina. Trabalhamos também com projetos e experiências variadas. A maioria das construções na Comunidade são ecológicas, utilizando tijolos de adobe e outras técnicas de bioconstruções, sendo auto construídas pela Comunidade.

A bioconstrução é um critério para todas as construções. O reflorestamento e a agrofloresta são práticas comunitárias que vem recuperando a área da Comunidade, que anteriormente fora usada como pasto e sofreu diversas queimadas.