Luz solar, bioconstrução, água da nascente. Banho de rio, fogão a lenha, pé no chão. Consumir menos, separar o lixo. Respeitar todas as formas de Vida do Planeta. A Campina é Simplicidade e Ecologia!

 

Campina-40

ATIVIDADES:

Temos uma escala de trabalho semanal onde os moradores e visitantes participam das atividades do dia por 4 horas, geralmente pela manhã após o café.

O trabalho nas atividades é requerido para as pessoas que estão visitando, para facilitar a integração e  o conhecimento da vida comunitária.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é Ovo-lacto vegetariana. O álcool e outras substâncias químicas não são permitidas. As refeições são feitas comunitariamente. Ajudar na cozinha é tarefa para qualquer momento de folga.  ” Todo lixo deve ser coletado selecionadamente: orgânico x inorgânico, seco x molhado, reciclável x dispensável.

OBJETIVOS DA COMUNIDADE

  • Alcançar a sustentabilidade, não só em termos de alimentos mas também em termos de saúde, educação e produção de energias renováveis.
  • Funcionar como centro de pesquisas para aplicação de sistemas agroflorestais, bio-construção e tecnologias alternativas como aproveitamento de recursos hídricos, energia.
  • Promoção de Cursos
  • Dedicar-se a preservação do meio ambiente, combate aos incendios, restauração da bio-diversidade na comunidade e no entorno do Parque Nacional.
  • Aperfeiçoar o processo de convivência, coesão grupal e tomada de decisões por consenso.
  • Educação ambiental, incentivando pessoas que queiram aproximar-se desse modelo de vida.
  • Atualmente a Comunidade está se concentrando em alguns pontos de sustentação:
    Ervas medicinais, Eco-turismo, Cursos de permacultura e bio-construção,
  • Já foram ministrados vários cursos e vivências de Permacultura em parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia.

Temos interesse na elaboração e realização de novos cursos nas áreas acima citadas e também outras, que visem a ampliação da consciência ecológica.

A Comunidade Campina está de portas abertas para visitas e vivências. Também admitimos novos moradores, depois de um periodo de experiência com o grupo.

ESCLARECIMENTOS BÁSICOS

Enquanto estiver na Comunidade você deverá se integrar nas atividades propostas pela comunidade.

Informações detalhadas sobre a Comunidade você poderá obter conversando com os moradores e participando do nosso cotidiano.

Fazemos também uma partilha semanal, onde as decisões são consensuais. Os horários são  mas é importante observar e acompanhar o movimento do grupo.

“Nossa região é sujeita à queimadas. Muita atenção e cuidado, por favor. Em caso de incêndio, somos todos combatentes voluntários.”

Desejamos uma vida simples e saudável. Nossa alimentação é ovo-lacto-vegetariana. Trabalhos físicos, intelectuais são bem-vindos. Álcool e drogas são dispensáveis.

SANEAMENTO

Existe o MINHOCAGÁRIO , banheiro seco integrado ao cultivo de minhocas que processa os resíduos e produz humus para adubação. Nos alojamentos e residências se usa sistema de evapo-transpiração (BET). No camping é necessário o uso de fossas secas.

Procure dar bons exemplos em tudo o que diz e faz.