Como Funciona

Luz Solar, Bioconstruções, Água da nascente. Banho de rio, Fogão a lenha, pé no chão. Consumir menos, separar o lixo. Respeitar todas as formas de Vida do Planeta. A Campina é Teoria na Prática, é Simplicidade e Ecologia!

 

Campina-40

CICLO SEMANAL

A Comunidade tem uma rotina básica semanal, baseada em uma reunião de planejamento que acontece sempre às terças-feiras. 

Temos atividades que são fixas como: preparar as refeições de todos na cozinha comunitária (foto), fazer lenha (mutirão geral nas segundas-feiras) e limpeza geral da cozinha comunitária nas sextas, e outras que variam por demanda da área de trabalho.

Estas áreas de trabalho podem incluir: podas e  tratamento de matéria orgânica (das podas) nos Sistemas Agroflorestais, confecção de sabonetes artesanais, manutenção de espaços hortícolas e herbários, projetos e construções de infra-estrutura, planejamento e execução de eventos, etc.  

ATIVIDADES BÁSICAS:

Temos uma escala de trabalho semanal de segunda a sábado, onde as pessoas moradoras, demoradoras e visitantes participam das atividades do dia por 4 horas, geralmente pela manhã após o café.

A participação nas atividades de trabalho e cuidados comunitários é essencial para as pessoas que estão visitando. Isso contribui com a integração e harmonia do grupo, a compreensão da vida comunitária e fortalece o nosso desenvolvimento.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é ovo-lacto vegetariana, sendo preparadas na cozinha comunitária 3 refeições diárias a todas as pessoas. As refeições são feitas coletivamente em nossa cozinha comunitária. Ajudar na cozinha é tarefa para qualquer momento de folga.

O álcool e outras substâncias químicas que prejudiquem a convivência não são aceitáveis na Comunidade.

RESÍDUOS

Todo resíduo (plástico, papel, metal, vidro, etc) trazido para a comunidade é de responsabilidade de quem o produziu/trouxe. É importante procurar orientação da pessoa responsável pela facilitação da gestão de resíduos da Comunidade para saber a melhor destinação possível.

Caso você não seja capaz de dar uma destinação adequada dentro da comunidade, o resíduo deve ser retornado para o Vale do Capão ou Palmeiras, lembrando sempre da consciência dos 5 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Retornar. Quanto menos resíduos não orgânicos você produzir/trouxer, melhor. Vamos mudar nossa consciência de consumo e produção de resíduos.

Enquanto estiver na Campina o visitante deverá se integrar nas atividades propostas pela Comunidade. Informações detalhadas sobre o nosso modo de vida podem ser obtida conversando com as pessoas moradoras e participando do nosso cotidiano.

Nossa região é sujeita à queimadas. Muita atenção e cuidado, por favor. Em caso de incêndio, somos todos combatentes voluntários. Desejamos uma vida simples e saudável. Valorizamos tanto trabalhos físicos, intelectuais como artísticos e culturais, de acordo com as rotinas e planejamentos comunitários.

SANEAMENTO

Na Comunidade dispomos de 2 banheiros secos ecológicos para uso comum, sendo um deles o Minhocagário, banheiro seco integrado à compostagem com presença de minhocas que processa os resíduos e produz humus para adubação. E temos também um Banheiro Seco que funciona pelo sistema de baldes e Compostagem comum. Nos alojamentos e residências se usa sistema de saneamento de Bacia de Evapo-transpiração (BET).

Procure dar bons exemplos em tudo o que diz e faz. Este é o nosso Caminho.